terça-feira, 7 de agosto de 2012

Entrevista com Scracho sobre o clipe sustentável “Som Sincero”


Foto: Divulgação
“Som Sincero” é o nome do novo clipe do grupo Scracho, lançado em Julho de 2012, cujo cenário foi montado com materiais recicláveis recolhidos na praia de Ipanema pelos integrantes Diego Miranda, Caio Corrêa e Débora Teicher, juntamente com os fãs da banda. 
A iniciativa, além de resultar em um clipe recheado de cores e diversão, serviu como estímulo à reciclagem e também deixou a praia mais bela e limpa. 

O vocalista Diego Miranda falou sobre o clipe “Som Sincero” em entrevista ao Entre Bandas, e de outras novidades do trio carioca, olha só: 

Entre Bandas: Na última entrevista que realizamos com vocês, no Sampa Music Festival 3, a banda estava prestes lançar o clipe “Quase de Manhã”. E agora, o Scracho já está com um novo clipe do single “Som Sincero”, que está tendo grande repercussão na internet e televisão, com mais de 30 mil visualizações no Youtube. O que vocês estão achando dessa resposta tão positiva em relação ao clipe?
Diego Miranda: “Som Sincero” foi o clipe mais trabalhoso que já fizemos. Então ver a galera respondendo de forma tão positiva é muito gratificante! Desde a primeira garrafa pet que catamos na rua até a edição final do clipe participamos de cada etapa com muita intensidade. Por conta disso, estamos bem felizes com a repercussão do clipe que já está, inclusive, há mais de uma semana no Top10MTV!

Foto: Divulgação
Entre Bandas: De que forma aconteceu a escolha da música “Som Sincero” para ser o novo single?
Diego Miranda: Aconteceu de forma muito natural. Além de ser uma das músicas que a gente mais gosta do MAD (disco “Mundo a Descobrir”), também é uma das canções que a galera mais pira ao vivo nos shows. Então foi bem simples escolher a música para ser o novo single.

Entre Bandas: Assistindo ao clipe, podemos perceber que vocês se divertiram bastante durante as filmagens. Como foi a gravação?
Diego Miranda: A gente se diverte quase sempre! Claro que o trabalho tem que ser levado de forma séria e profissional. Mas quando criamos a banda, há sete anos, queríamos, acima de tudo, nos divertir. E a diversão permanece até os dias de hoje para nós. Esperamos que seja sempre assim.
Sobre a gravação, fizemos dois dias de filmagem em um galpão no Recreio aqui no Rio de Janeiro. Já tínhamos produzido os cenários durante duas semanas na casinha da banda, juntando o material e montando todas as coisas. Na madrugada de sexta-feira, nós levamos o material dos cenários para o lugar da filmagem. Já no fim de semana, começamos a filmar desde as sete da manhã até a hora em que não aguentávamos mais.
Foto: Divulgação

Entre Bandas: E o cenário, como foi feito? Vocês tiveram participação na montagem?
Diego Miranda: Participamos de tudo. Desde recolher o material reciclável (garrafas pet, copos plásticos, fôrma de empada, cabo de vassoura) até montar as luminárias, as paredes e todo o resto. Foi minha tia, a Mariangela, quem acompanhou a banda nessa produção, coordenando tudo e assinando a direção do clipe.


Entre Bandas: Qual foi, para você, o momento mais marcante vivido com o Scracho?
Diego Miranda: Difícil dizer isso, pois são muitos os momentos marcantes. Dentre eles, tem o Prêmio Multishow, os primeiros shows em cidades que nunca havíamos tocado, a nossa música na rádio, o clipe em primeiro no Top10MTV... Seria injusto nomear apenas um desses momentos. 

Entre Bandas: E música? Tem alguma preferida?
Diego Miranda: Difícil de dizer também... Mas “Lado Bê”, “Não Demora”, “Som Sincero”, “Morena”, “Universo Paralelo”, “Bom Dia”, etc e tal. Poderíamos falar todas (rs)! 

Entre Bandas: O Scracho inovou ao criar a “Twitcam Tour”. Como surgiu a ideia de fazer um projeto assim? E teve um resultado legal?
Diego Miranda: Queríamos dar uma oportunidade de as pessoas que nunca foram a nenhum show do Scracho de se programar para assistir a banda na Twitcam fazendo um som. Sempre fizemos “Twitcam Tour”, mas era sempre uma coisa espontânea, do tipo “estamos em casa, vamos fazer uma Twitcam agora”. A ideia da “Twitcam Tour” era divulgar quatro datas para fazer o som com a galera online. O resultado foi ótimo, o pessoal contabilizou, na internet, quantas pessoas nos assistiram e o número passou dos cinco mil! 

Entre Bandas: Pensam em fazer mais projetos desse tipo?
Diego Miranda: Tudo que nós pensamos, acabamos fazendo. Então, se aparecer alguma ideia que dê para ser feita, iremos colocar em prática com certeza! 
Bastidores da gravação do clipe "Som Sincero"
(Foto: Facebook Oficial Scracho)

Entre Bandas: Foi feito, para cada música do disco “Mundo a Descobrir”, um webclipe diferente. O webclipe de “A seu tempo” é composto somente por fotos, que contam a história de vocês desde a infância até o Scracho. Falando em história, o que o Scracho representa para cada um de vocês? O que será contado aos seus netos sobre essa fase de suas vidas?
Diego Miranda: O Scracho é a parte mais importante da vida de cada um de nós três. A banda faz parte de cada um há, pelo menos, seis anos. Hoje, estamos na casa dos 25 anos. Então, dos 18 aninhos até aqui, somos o Scracho. Se parar para pensar, nós não existimos sem o Scracho desde os 18 anos, é bem louco! Vamos contar para os nossos netos que fomos rocknroll e tivemos uma banda irada! 

Entre Bandas: E o webclipe “Sala de Jantar”? Foram os fãs que enviaram os desenhos?
Diego Miranda: Sim! Já tem um clipe não oficial da música “Morena” em que foi usada a mesma ideia. O clipe foi feito por uma menina e tem milhares de visualizações no Youtube. Nossa ideia foi homenagear esse clipe e fazer outro no mesmo esquema, com desenho “tosco” no Paint. E convidamos os fãs a participarem também!

Entre Bandas: Para finalizar, deixe um recado para os fãs e para a galera que também quer seguir a carreira de músico.
Diego Miranda: Estamos junto galera! Se você tem um sonho e mais alguns que sonham contigo, vai na fé!

VEJA MAIS: Entrevista realizada em 2011 com a banda Scracho, no Sampa Music Festival 3.


Camila Pasin

Um comentário:

  1. Eu amei essa entrevista.. comecei a curtir Scracho quando tina 13 anos, agora com 20 acabei de descobrir que comecei junto com vcs... Amo de mais essa banda. e estarei sendo fã número um da Scracho para sempre ... parabéns!!!

    ResponderExcluir