sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Alexandre Cthulhu: música, literatura, teatro e inovação

“Oriundo da margem sul do Tejo, sou um músico visionário, poeta, escritor e ator. Como músico de grande versatilidade técnica e com influências dos sons dos anos 70, apresento um trabalho musical onde a expressão pessoal é feita maioritariamente através da guitarra, com incursões através de estilos tão diversos como os blues, o classic rock, etc. Atrevo-me também na música experimental (pois até agora nunca se conheceu algum guitarrista que usasse uma lata de cerveja ao invés de uma palheta, ou mesmo até outros utensílios criados por ele mesmo). Chego até ao heavy metal.

Nos meus concertos ao vivo, presto homenagem a guitarristas de estilos tão diversos como, Jimi Hendrix, Eric Clapton, Steve Ray, Muddy Watters ou até mesmo Joe Satriani. Em maio de 2011, participei de uma peça de teatro encenada pela Companhia  Chapitô, na qual contribuí com a minha música, criada pela fusão do som da guitarra eléctrica com outros instrumentos tão dispersos como um "steel drum", por exemplo.

2011 também foi o ano de lançamento do meu primeiro EP, “Psyche”, na Fnac de Almada. Um ano depois, lancei o álbum “Fides”, também em uma loja Fnac, mas desta vez, em Cascais. “Fides” é um álbum instrumental, carregado de sentimento, onde simplesmente deixo que minha guitarra emocione o ouvinte através dos seus dedos e de um som, na generalidade, límpido.

Em maio de 2013, lancei o meu terceiro álbum, "Book of Poems", disco de "guitar ballads" que visa exclusivamente ajudar a APJ (associação de jovens com paralisia cerebral).

Mídia
Meu trabalho em “Book of Poems” foi destacado na Antena 3, no programa Hipertensão, onde fui entrevistado por António Freitas. Também fui notícia no Jornal de Noticias, no dia 11 de setembro de 2013. Mais tarde, fui convidado para participar no programa "5 para a Meia Noite", onde falei do meu projeto na rubrica "Sun of a Pitch", bem como no programa “Boa Tarde”, apresentado por Conceição Lino (SIC).

Poesia e literatura
Em fevereiro de 2014, lancei o meu livro de poemas intitulado "Bonitatopolis", pela editora Lua de Marfim. Enquanto escritor, produzi contos de mistério e horror, publicados no Brasil, numa antologia chamada “Irmandade das Sombras” (2005).”.


Conheça mais:

Texto enviado pelo artista ao Entre Bandas, e adaptado para publicação. 

Um comentário:

  1. Um músico em ascensão cada vez mais (re)conhecido do grande público.
    Parabéns Alexandre pelo teu talento e persistência. Parabéns também à tua manager, Anabela Dias, pelo acompanhamento e total apoio nesta tua caminhada. Vocês são, e serão sempre, um orgulho para mim.

    ResponderExcluir