terça-feira, 1 de julho de 2014

Pa Moreno e os Tetraldas


Não se engane ao descobrir que fundação da banda “Pa Moreno e os Tetraldas” data apenas de 2013. Seus integrantes estão na estrada há muitos anos e possuem experiências não apenas em palcos nacionais, mas também internacionais, onde possuem trabalhos em selos de peso, como Universal.

Formada por Pa Moreno (voz, gaita, ukulelê), Zé Rubens (guitarra, voz), Delmon Nascimento (guitarra, voz, teclados) e a refinadíssima cozinha, motivo de orgulho para qualquer banda, Thiago Barros (contra baixo) e André Camarão (bateria). Se somássemos os anos de palco de todos eles passaríamos dos 100 anos facilmente.

Após vários palcos de respeito, onde interpretaram tributos às bandas que os influenciaram musicalmente - aqui vale a pena citar Led Zeppelin, Pink Floyd e Beatles - surgiu a necessidade de fundar um trabalho totalmente autoral, regado com essas influências. Assim nasceu “Pa Moreno e os Tetraldas”.

O nome Tetraldas vem da primeira composição dos integrantes juntos e a que trouxe fundação à obra do grupo. A música descreve o personagem Tetralda e é uma crítica provocativa ao consumismo. Apresenta uma boa proposta rock and roll, mas não só isso, possui também um cunho poético nas letras, arranjos diferenciados e distantes dos rótulos atuais.

A banda vem fazendo, ao longo de 2014, o que eles chamam de “ensaios criativos”. Neles, alguém traz uma primeira ideia e cada um coloca algo de si. O material é gravado e levado para casa, onde é enriquecido com novas ideias. Foi dessa maneira que surgiu “Grand Star”, a primeira música apresentada oficialmente pelo grupo ao grande público no “7º Festival Fractal Music”. “Grand Star” é uma homenagem ao querido músico piracicabano Ronex, do grupo Royales, falecido em 2010. A letra é uma poesia escrita por Victor Corte Real, irmão do músico, e trabalhada pelos Tetraldas para essa sincera homenagem. Vale dizer que os organizadores do Festival Fractal Music contam com a banda como nome vitalício no projeto.


Com material suficiente para o início da gravação de um primeiro trabalho, “Pa Moreno e os Tetraldas” estão atualmente escolhendo as músicas que irão para esse CD.

Um pouco de cada músico...
- Pa Moreno (voz, gaita, ukulelê): cantora e compositora piracicabana com 20 anos de carreira. Com forte influência no blues/rock, tem trabalhos lançados pela Universal na Itália, e no Brasil pela Apache Records. Já apresentou suas produções em festivais pela Europa e Brasil. Participou de duas entrevistas, assim como o especial da Radio CBN em homenagem aos “100 anos Vinícius de Moraes”, em 2013, ao lado da percursionista australiana Bianca Aviaz. Participa também do grupo Hot Jazz Club, de Piracicaba.

Zé Rubens (voz, guitarra): iniciou nos palcos, em 1993, com a banda de Blues Crossroads. De 2000 a 2005, realizou trabalhos de música brasileira na Europa ao lado de Pa Moreno, o que culminou no lançamento do single “Brasileiro” em 2005, pela Universal Records. Em 2011, lançou seu álbum autoral, também em parceria com Pa Moreno. Em 2012, fez os shows de abertura de Big Chico e do americano blues man Lurrye Bell. Participou de duas entrevistas, assim como o especial da Radio CBN em homenagem aos “100 anos Vinícius de Moraes”, ao lado da percursionista australiana Bianca Aviaz.

- Delmon Nascimento (voz, violão, guitarra): aos 9 anos de idade, começou os estudos com aulas particulares de bandolim, cavaquinho e violão, com os professores Marcos Alleoni, José Godoy e Nivaldo Santos. Aos 13 anos, iniciou, de forma autodidata, o estudo da guitarra elétrica, buscando informações técnicas e ouvindo todos os estilos musicais. Já tocou com os grupos “Jack Flash”, “Código Proibido” e “Revivendo”. Atualmente, acompanha a cantora Pa Moreno.

- Thiago Barros (contra baixo): contrabaixista há 14 anos. Participou de projetos musicais atuantes na região de Piracicaba como “O Fino da Bola”, “Maracangalha” e “Bala na Agulha”. Atualmente, é integrante da banda de blues Rio Grande, e acompanha a cantora Pa Moreno.

- André Donzelli (bateria): iniciou seus estudos em 1987. Tem forte influência do samba, rock, funk e jazz. Participou de alguns projetos em Piracicaba e região, entre eles “O Fino da Bola”, “Jack Flash Acústico”, “Bala na Agulha” e “Hot Jazz Club de Piracicaba”. Foi orientador educacional no “Projeto Reciclar é Show”, da Mondelez International, o qual envolveu mais de 100 escolas de todo país com o objetivo de promover a musicalidade e sustentabilidade. Acompanha, atualmente, a cantora Pa Moreno. 

2 comentários:

  1. Muito obrigada! O trabalho do Entre Bandas é muito precioso para o meio musical, pois nos coloca em contato direto com o grande público! Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Legal demais!!! Valeu EntreBandas pela linda matéria e pela maravilhosa contribuição repercutindo o que rola no meio musical. Ahhhhh Pa e Tetraldas, que honra ser mencionado ao lado de vocês, maior prazer fazer parte desse momento. Sempre bom manter viva a lembrança do nosso querido Rô. :)

    ResponderExcluir